Como abrir uma casa lotérica: guia completo para empreendedores iniciantes

Close em mãos masculinas vestindo um terno e segurando uma miniatura de um imóvel e moedas

O ramo lotérico é altamente promissor e seguro, despertando o interesse de muitos empreendedores em busca de informações sobre como abrir uma casa lotérica. Se você aspira ser um dono de lotérica, é necessário entender que a concessão para abrir tal negócio é concedida pela Caixa, por meio de um processo de licitação.

Existe também a alternativa de adquirir uma casa lotérica pronta, o que demanda cuidado e atenção aos detalhes da transação e uma consultoria especializada. Conheça mais sobre o assunto!

Entendendo o funcionamento de uma casa lotérica

Antes de compreender como abrir uma casa lotérica, é vital saber como ela opera. Uma lotérica é uma unidade que comercializa jogos de Mega-Sena, Loteria Federal, Lotofácil, Quina, Timemania e que presta serviços autorizados pela Caixa, como pagamento de boletos, recebimento de benefícios sociais e negocial.

Para estabelecer esse empreendimento, é necessário participar de uma licitação lotérica, pois a unidade opera sob concessão, sendo a exploração de produtos lotéricos um serviço da União transferido para a Caixa por meio do Decreto-Lei 759 de 12 de agosto de 1969. 

Também há outras leis que regulam o funcionamento de uma lotérica no país por meio de licitação, sendo fundamentais para o exercício dessa atividade. Tais instrumentos jurídicos incluem as leis 8.987/1995, 12.869/2013 e a Circular Caixa nº 1.010/2023.

Desvendando o processo de licitação lotérica

A Caixa publica o edital do processo seletivo para a abertura de novas unidades lotéricas. Antes da publicação, a instituição conduz um estudo para compreender as necessidades do mercado e determinar o local, município e modelo da lotérica.

Participar do processo seletivo da Caixa vai além da simples inscrição. É necessário ler o edital, observar os requisitos e compreender as cláusulas e responsabilidades do negócio.

Requisitos para participar da licitação

Para se inscrever no processo licitatório da Caixa como pessoa física, é preciso ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo, apresentando RG, CPF, anexos do edital preenchidos e certidão negativa de execução patrimonial. Além disso, não pode ter nenhuma restrição no nome e é necessário experiência mínima de 36 meses com gestão de pessoas em cargos como gerente, encarregado, supervisor, diretor ou sócio administrador.

Já para as inscrições como pessoa jurídica, é necessário entregar balanço patrimonial, cadastramento e habilitação parcial no SICAF, além dos anexos do edital preenchidos.

Pré-contrato

Se selecionado, a Caixa convoca para efetivar a taxa de permissão e assinar o pré-contrato. Esse documento detalha os requisitos prévios para receber a concessão para abrir a unidade lotérica. 

Você terá 60 dias para concluir os próximos passos, incluindo apresentar documentos, realizar adequações no ponto comercial e participar dos treinamentos, seguindo as instruções do Manual de Padronização Visual e Ambiental fornecido pela Caixa.

Assinatura do contrato

Após essas etapas, você assinará o contrato de adesão, estabelecendo seus direitos e deveres como lotérico contratado no regime de concessão da Caixa, além de definir as responsabilidades da instituição.

A assinatura do contrato é a última etapa. Agora, você pode iniciar as operações na sua lotérica e obter retornos financeiros mediante operações como venda de apostas nas loterias e serviços financeiros.

Além da dúvida sobre como abrir uma casa lotérica, muitas pessoas buscam informações sobre os equipamentos necessários para iniciar as atividades. Saiba mais sobre esse assunto a seguir!

O que é necessário para abrir uma lotérica?

Além das questões relacionadas ao processo licitatório, outra dúvida comum entre aqueles que desejam empreender nesse ramo é: o que é necessário para abrir uma unidade lotérica?

É importante destacar que você precisa ter dinheiro suficiente para custear a taxa de adesão e também para investir na compra de uma agência lotérica. No entanto, em relação aos equipamentos para as operações, não é necessário se preocupar.

A Caixa disponibiliza todos os aparelhos usados na prestação de serviços. Esses equipamentos são fornecidos sob regime de comodato, o que significa que você não precisa se preocupar com os encargos. Também não é necessário se preocupar com o estoque, uma vez que as atividades não requerem mercadorias.

Quanto aos produtos lotéricos que serão comercializados em seu empreendimento, eles serão entregues na sua unidade pela empresa distribuidora contratada pela instituição. Após compreender como abrir uma casa lotérica via licitação, saiba como adquirir uma agência pronta.

Como comprar uma casa lotérica já estabelecida?

Você pode adquirir uma agência negociando com um empresário lotérico que já possui uma unidade à venda. Nesse processo, é importante contar com uma consultoria especializada para intermediar o negócio.

Geralmente, as empresas desse ramo possuem um catálogo de empreendimentos disponíveis para comercialização. Elas realizam uma pré-avaliação do negócio, verificando a situação do CNPJ e identificando possíveis dívidas e custos da negociação, além de elaborarem relatórios de lucro do negócio.

A vantagem de contar com uma empresa especializada está relacionada aos processos burocráticos, que exigem conhecimentos específicos sobre as particularidades do setor.

Uma boa opção é verificar onde há casas lotéricas à venda com quem sabe disso. Então, você pode contar conosco, da Loterias e Negócios, em uma consultoria completa antes, durante e após o processo de comercialização. Sempre agimos com transparência, seriedade e conhecimento sobre os trâmites necessários.

De onde vêm os lucros de um empreendimento lotérico?

Uma dúvida muito comum é se abrir uma lotérica é lucrativo. Como os ganhos derivam da comercialização de produtos de loterias e serviços financeiros, os retornos costumam ser expressivos, visto que esses locais normalmente contam com grande fluxo de clientes, mesmo em períodos de instabilidade econômica.

De modo geral, estima-se que a rentabilidade das unidades lotéricas alcance, aproximadamente, de 2% a 3% por mês sobre a quantia aplicada para iniciar as atividades.

Deseja empreender no segmento lotérico? Conte com a Loterias e Negócios!

Suas dúvidas sobre como abrir uma casa lotérica foram esclarecidas? Aproveite e confira outros conteúdos disponíveis no nosso blog sobre investimentos no segmento lotérico.
Há mais de 27 anos, atuamos no mercado de consultoria, realizando os objetivos de quem quer comprar ou vender casas lotéricas. Durante esse tempo, construímos um legado por meio de nossos serviços baseados em ética, transparência e comprometimento com os clientes. Fale conosco agora mesmo!