Como conseguir concessão de lotérica? Entenda o processo de obtenção de uma agência

aperto de mãos entre dois homens de terno

O universo das casas lotéricas é atrativo para empreendedores em busca de negócios sólidos e rentáveis. Mas como conseguir concessão de lotérica? Diferentemente de alguns mitos, é importante esclarecer que a aquisição de uma agência não se dá por meio de franquia, mas sim por concessão na Caixa Econômica Federal.

Neste guia, veja detalhadamente como funciona o processo para adquirir uma franquia de lotérica. Compreenda, também, quais são os motivos que tornam esse ramo interessante, os aspectos do dia a dia de uma agência e insights sobre o que considerar ao buscar essa oportunidade de investimento. Leia atentamente!

Concessão de casa lotérica: o caminho para se tornar proprietário

Se você busca entender como conseguir concessão de lotérica, é provável que tenha o desejo de se tornar proprietário de uma. Para isso, a Caixa Econômica Federal realiza um processo licitatório, pelo qual o candidato ou candidata pode ganhar o direito de administrar uma casa lotérica em alguma localidade do Brasil.

Ao contrário do modelo de franquia tradicional, no qual se adquire o direito de usar uma marca já estabelecida, a licitação é um processo mais complexo. Isso porque ele envolve a concorrência entre empresas ou consórcios interessados, sendo necessário apresentar propostas de preços para a concessão da lotérica.

Ainda, o processo de licitação para abrir uma lotérica exige que os interessados demonstrem capacidade técnica e financeira, experiência no setor lotérico e apresentem um plano de negócios de qualidade. 

Após a análise dos candidatos pela Caixa, a localização é um dos critérios mais importantes, uma vez que ela prioriza regiões que necessitam de novas lotéricas. Dessa forma, o objetivo é assegurar que o futuro administrador possua os recursos necessários para iniciar e manter eficientemente a unidade da lotérica.

Vantagens da concessão de lotérica

Existem diversas vantagens para quem quer se tornar um empreendedor desse segmento. A primeira é que as lotéricas, por serem estabelecimentos vinculados diretamente ao governo, passam por regulamentação e fiscalização rigorosas de instituições públicas como a Caixa Econômica Federal. 

Essa conexão direta com órgãos governamentais confere uma camada adicional de segurança e integridade ao funcionamento desses negócios, tornando-os opções confiáveis para os clientes realizarem suas apostas ou transações financeiras.

Além disso, investir em opções como conseguir concessão de lotérica oferece outras vantagens atrativas, pois se trata de um negócio comprovadamente lucrativo. Isso porque as casas lotéricas são locais de referência nos bairros, uma vez que também efetuam o pagamento de contas, a realização de saques e de depósitos bancários.

A variedade de jogos, como Mega Sena, Lotofácil e Quina, atrai uma ampla base de clientes, gerando uma receita contínua. Essa diversificação de serviços não apenas atrai mais pessoas para o estabelecimento, mas também contribui para uma maior fidelização dos clientes.

Custos e lucros operacionais da concessão de lotérica

Ao considerar como conseguir concessão de lotérica, é natural questionar os custos envolvidos. Embora o investimento inicial possa variar, em média, a partir de R$ 300 mil, esse é um modelo de negócio distinto das franquias tradicionais, que muitas vezes incluem taxas e royalties.

Os custos associados à obtenção de uma agência lotérica estão principalmente vinculados à taxa de outorga, correspondente à proposta vencedora no processo de licitação, e aos investimentos necessários para operar eficientemente o estabelecimento.

Em seguida, entrarão todos os custos de operação. Isso inclui as despesas mensais com o pagamento de energia elétrica, de água e internet, por exemplo. Além disso, os pagamentos e treinamentos de uma equipe alinhada e comprometida devem ser considerados.

Sendo assim, qual o lucro de uma lotérica? O lucro potencial de uma unidade lotérica pode ser expressivo, alcançando cerca de 2% a 3% do valor inicial da compra. Ainda, outros fatores influenciam o lucro, como a localização, uma gestão eficiente e o engajamento com a comunidade.

Importância da consultoria especializada no processo de licitação

A consultoria especializada é fundamental para nortear todo o processo de negociação e estruturação da casa lotérica. Dessa forma, você compreende melhor os pormenores das licitações de unidades lotéricas e tem acompanhamento para avaliar quais são as propostas, garantindo que todos os requisitos sejam atendidos.

Logo, se você quer ser dono de lotérica, nós, da Loterias e Negócios, oferecemos orientação enquanto você precisar, independentemente do seu estágio de negociação. 

Isso quer dizer que, como diferencial de mercado, nós vamos acompanhar você desde o planejamento do negócio, passando pela escolha de uma localização estratégica, até a compreensão de todas as regras e regulamentos aplicáveis. Esse suporte se estende após a efetivação da compra.

Conte com a Loterias e Negócios e invista com inteligência em concessão de lotérica

Adquirir uma concessão de lotérica representa mais do que uma simples franquia: é um compromisso que requer conhecimento, capacidade financeira e abordagem estratégica. Portanto, compreender como conseguir concessão de lotérica é fundamental para investir com sucesso nesse setor consolidado. 
Sendo assim, ao considerar esse investimento, confie no suporte da Loterias e Negócios, uma fonte confiável de excelentes oportunidades no mercado! Verifique em nosso site as diversas opções desse empreendimento já pronto para ser adquirido.