O segmento lotérico é bastante seguro e promissor. Isso desperta o interesse de diversos empreendedores que buscam informações sobre como abrir uma lotérica no Brasil.
Se você deseja ser um empresário lotérico, deve saber que a concessão para abertura desse tipo de negócio é feita pela Caixa, mediante processo de licitação. Há também a opção de comprar uma unidade lotérica – o que requer cuidado e atenção aos detalhes da transação. Saiba mais sobre o assunto!
Como funciona uma unidade lotérica?
Antes de entender como abrir uma lotérica, é importante saber como ela funciona. Continue lendo para conhecer os produtos comercializados, as leis que regulam essa atividade, entre outras informações essenciais.
Uma lotérica é uma unidade que comercializa produtos lotéricos (Mega-Sena, Loteria Federal, Lotofácil, Quina, Timemania etc.). Ela também presta serviços autorizados pela Caixa, como pagamento de boletos (luz, água, telefone, faturas, carnês), recebimento de benefícios sociais e negociações (consignado, financiamentos e seguros).
Para abrir esse tipo de empreendimento, você precisa participar de uma licitação lotérica. Isso porque a unidade funciona sob regime de concessão, já que a exploração de produtos lotéricos se configura como serviço da União, transferido para a Caixa por meio do Decreto-Lei 759 de 12 de agosto de 1969.
Existem ainda outras leis fundamentais para essa atividade, como a 8.987/1995 e a 12.869/2013, além da Circular Caixa nº 1.010/2023. Esses instrumentos regulam a permissão para o funcionamento de casas lotéricas no Brasil mediante processo licitatório.
Como funciona o processo de licitação lotérica?
A Caixa divulga o edital do processo seletivo para abertura de novas unidades lotéricas. Antes da publicação do documento, a instituição realiza um estudo a fim de entender as necessidades do mercado. A partir disso, ela determina o local de instalação da unidade, o município e o modelo de casa lotérica.
Para participar do processo de seleção da Caixa, não basta apenas se inscrever. É preciso ler o edital, observar os requisitos e compreender as cláusulas e responsabilidades do negócio.
Requisitos para participar da licitação
Você precisa ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo para se inscrever no processo licitatório da Caixa. Se a inscrição for feita como pessoa física, será necessário apresentar:
- RG;
- CPF;
- anexo 1 do edital preenchido;
- certidão negativa de execução patrimonial.
Caso sua inscrição seja realizada como pessoa jurídica, será preciso entregar o balanço patrimonial, cadastramento e habilitação parcial no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), além do anexo 1 do edital preenchido.
Pré-contrato
Caso você seja selecionado, a Caixa fará a convocação para você efetivar a taxa de permissão e assinar o pré-contrato. Esse documento apresenta todos os itens prévios que habilitam você a receber a concessão para abertura da unidade lotérica.
Dessa forma, você tem um prazo de 60 dias para concluir os próximos passos: apresentar os documentos solicitados, realizar as adequações no ponto comercial – seguindo as instruções do Manual de Padronização Visual e Ambiental fornecido pela Caixa – e participar dos treinamentos.
Assinatura do Contrato
Depois de todas essas etapas, você será chamado para assinar o contrato de adesão. Esse documento estabelece todos os seus direitos e deveres como lotérico contratado no regime de concessão da Caixa, além de definir as responsabilidades da instituição.
A assinatura do contrato de adesão é a última etapa. Agora você pode iniciar as operações na sua casa lotérica e obter retornos financeiros a partir de operações como venda de apostas nas loterias e serviços financeiros.
Além da dúvida sobre como abrir uma lotérica, muitas pessoas buscam informações referentes aos equipamentos necessários para iniciar as atividades. Veja mais sobre esse assunto a seguir!
O que precisa para abrir uma lotérica?
Além das questões que dizem respeito ao processo licitatório, outra dúvida é muito comum entre aqueles que pretendem empreender nesse ramo: o que precisa para abrir uma lotérica?
Você precisa ter os recursos financeiros para pagar a taxa de adesão e investir na aquisição de uma unidade lotérica. No entanto, em relação aos equipamentos para as operações, não é necessário se preocupar.
A Caixa disponibiliza todos os aparelhos utilizados na prestação de serviços. Esses equipamentos são fornecidos sob regime de comodato, ou seja, você não precisa gastar com os encargos. Também não é preciso se preocupar com o estoque, uma vez que as atividades não necessitam de mercadorias.
Quanto aos produtos lotéricos que serão comercializados no seu empreendimento, eles serão entregues na sua unidade pela empresa distribuidora contratada pela instituição. Agora que você sabe como abrir uma lotérica por meio de licitação, veja como adquirir uma unidade já estabelecida.
Como comprar uma casa lotérica já estabelecida?
Você pode comprar uma lotérica por meio de negociação com um empreendedor que já possui uma unidade à venda. Nesse processo, é importante contar com uma consultoria especializada no assunto para fazer a intermediação do negócio.
Geralmente, as empresas desse ramo contam com um catálogo de empreendimentos disponíveis para comercialização. Elas realizam uma pré-avaliação do negócio, verificando a situação do CNPJ e identificando possíveis dívidas e custos da negociação, além de elaborarem relatórios de lucro do negócio.
A vantagem de contar com uma empresa especializada nesse segmento está relacionada aos processos burocráticos. Eles exigem alguns conhecimentos específicos sobre as particularidades do setor.
Nós, da Loterias e Negócios, temos uma lista de empresas lotéricas à venda e oferecemos consultoria completa em todas as etapas do processo de comercialização dos nossos clientes. Sempre agimos com transparência, seriedade, comprometimento e conhecimento sobre os trâmites necessários.
Quais são os lucros de um empreendimento do ramo lotérico?
Outra dúvida muito comum é: abrir uma lotérica dá lucro? Como os ganhos resultam das comercializações dos produtos de loterias e serviços financeiros, os retornos costumam ser expressivos, já que esses locais normalmente contam com grande fluxo de clientes, mesmo em períodos de instabilidade econômica.
Estima-se que a rentabilidade das unidades lotéricas alcance, aproximadamente, de 2% a 2,5% por mês sobre a quantia aplicada para iniciar as atividades.
Deseja empreender no segmento lotérico? Conte com a Loterias e Negócios
Tirou suas dúvidas sobre como abrir uma lotérica? Aproveite e confira também outros conteúdos disponíveis no nosso blog sobre investimentos no segmento lotérico.
Nós, da Loterias e Negócios, estamos há 27 anos no mercado de consultoria, atendendo pessoas que desejam comprar ou vender casas lotéricas. Durante esse tempo, construímos um legado por meio de nossos serviços baseados em ética, transparência e comprometimento com os clientes. Entre em contato conosco!
Imagens